Selecione uma localidade

STRATOLAUNCH: O maior avião do mundo decola pela primeira vez.



O maior avião do mundo decolou pela primeira vez no último sábado (13), do Mojave Air and Space Port na Califórnia (EUA).

Construído pela companhia de lançamento de foguetes Stratolaunch, o veículo de cerca de 226 mil quilos e envergadura de 117 metros realizou um primeiro voo de teste crítico.

A aeronave é projetada para lançar foguetes em órbita do ar. O voo inaugural durou 150 minutos, e o avião aterrissou com segurança.

Sucesso

A ideia é de que o avião voe a uma altitude de 35.000 pés (10.000 metros), de onde pode lançar foguetes e impulsioná-los em órbita ao redor do planeta.

Não houve foguete neste voo em particular, mas a empresa já tem pelo menos um cliente, a Northrop Grumman, que planeja usar a Stratolaunch para enviar seu Pegasus XL ao espaço.

No mais, a aeronave operou como esperado, atingindo uma velocidade máxima de 280 quilômetros por hora e uma altitude de pico de 15.000 pés (4.570 metros).

“O voo em si foi suave, o que é exatamente o que você quer de um primeiro voo”, disse o piloto de testes Evan Thomas. Durante a primeira fase, a Stratolaunch testou as qualidades de manejo do avião. “Voou como havíamos simulado e prevíamos”, completou.

Percalços

O voo de sábado ocorreu apenas três meses depois que a Stratolaunch demitiu mais de 50 funcionários e cancelou esforços para desenvolver seus próprios foguetes.

Originalmente, a empresa planejava construir um conjunto completo de foguetes, incluindo um avião espacial. A mudança nos planos foi supostamente provocada pela morte do cofundador da Microsoft, Paul Allen, que deu início a Stratolaunch em 2011.

O nome de Allen surgiu com frequência durante a coletiva de imprensa de hoje. “Sem dúvida, ele teria ficado excepcionalmente orgulhoso de ver sua aeronave decolar. Mesmo que não estivesse lá hoje, eu sussurrei um ‘obrigado'”, afirmou o CEO da empresa, Jean Floyd.

A Stratolaunch não falou sobre os próximos planos da companhia. O caminho para o lançamento de hoje envolveu vários testes incrementais nos últimos anos, incluindo um teste de motor em 2017.

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Localizar por categoria

Todas as categorias

Artigos Recentes

outubro 13, 2019
MARICÁ

Considerada um paraíso natural, com 46 quilômetros de praias, seis lagoas, canais, ilhas e rios, cachoeiras, trilhas, serras, restinga e uma rica história, Maricá é o cenário perfeito para quem procura beleza natural e aventuras.

outubro 03, 2019
PETRÓPOLIS

A história de Petrópolis começa em 1822 quando Dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais, descobre a região e se encanta com o clima ameno e a natureza exuberante. Mais tarde seu filho Dom Pedro II elege Petrópolis como sua segunda casa.

setembro 30, 2019
RIO DAS OSTRAS

Rio das Ostras é uma cidade cheia de histórias e encantos naturais. Sua memória está na essência da cultura dos antigos povos que habitavam a região há milhares de anos.

Por GUIA CIDADES RIO
setembro 22, 2019
Novo COSCIP-RJ Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico

O Diretor do Centro de Treinamento Focus Resgate, maior e mais moderno do Estado do RJ, empresário Marcos Santos, analisa o novo COSCIP-Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico em uma abordagem de pontos importantes para empresas e colaboradores.

Faça o download do nosso aplicativo